quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Narcisismo

 



Narcisismo 

Narcisistas quase sempre dominam as conversas, adoram falar sobre si mesmos e exageram suas realizações.  Ao conhecer novas pessoas, são encantadores e tem um talento especial para fazê-las sentirem-se importantes. 

Não subestimem o poder de persuasão de narcisistas, são mentirosos patológicos, inventam tudo para impressionar seu público. Se mostram como o melhor colaborador da empresa, o mais confiável membro da igreja, o vizinho mais popular do quarteirão, a pessoa mais atenciosa e generosa do mundo. 

Gostam de dominar o ambiente e sempre encantam as pessoas devido a rotatividade. Quando  as pessoas descobrem quem eles são, se afastam, mesmo assim eles ainda tentam se manter no domínio, quando não conseguem, lançam qualquer pessoa “do pedestal para o abismo”. Vítimas de narcisistas em pouco tempo sentem como se fossem levadas ao céu e sem perceberem  a velocidade das manipulações, despertam no inferno.

Como acreditam que são naturalmente especiais, parte de uma classe da elite que merece apenas o melhor, fantasiam que são mais poderosos, mais bonitos, mais ricos, mantém relacionamentos íntimos superficiais e focados, na maioria das vezes, em como os outros os veem, com pouca ou nenhuma empatia pela experiência da outra pessoa.

A saída é uma só, afastar e manter contato zero! 

Você sente que está se relacionando com um/a narcisista? Deixe seu comentário.

Psicóloga Fernanda Soares 

@PsicanaliseeVoce


Ao ler esse texto, tenho certeza que veio a sua memória uma pessoa ou uma situação que você ou viveu ou conhece alguém que já passou por isso! 

O Narcisismo não é só uma questão de mau caratismo, mas uma doença que muitas pessoas não sabem que tem em si.

Um outro pré conceito que precisamos deixar de lado é que o narcisismo é uma exclusividade de homens. Isso não é verdade! Uma mulher também pode ser narcisista, se escondendo dentro de uma falsa impressão que essa mulher toma determinadas atitudes "em nome de um grande amor". 

Mas como se identificar uma pessoa com esse tipo de transtorno?

1) Há uma necessidade constante de admiração e de ser o "centro das atenções", tanto nos relacionamentos quanto nos ambientes que a pessoa frequenta.

2) Falta de empatia e busca por uma grandiosidade em todas as situações que essa pessoa está envolvida. Ser superestimado, imprescindível e insubstituível são características dessa pessoa.

Mas a pergunta que você deve estar se fazendo é: "Isso tem tratamento?" E a resposta é SIM! Tem tratamento e pode trazer qualidade de vida para a pessoa e para os amigos e familiares próximos. 

Embora o narcisista, dificilmente, admita esse quadro, normalmente algumas outras situações fazem com que essa pessoa busque um tratamento, tais como depressão, borderline ou ansiedade.

O tratamento é feito em conjunto de terapia emocional e medicamentosa. Por isso, normalmente temos dois profissionais envolvidos. Um psicanalista ou psicólogopara a terapia e um psiquiatra para a parte medicamentosa.

O Narcisismo adoece a pessoa, a família e os amigos. Precisa de tratamento sério e profissional. Não romantize. Essas pessoas precisam de ajuda!

Promovendo Vida na Vida,

Emerson Páscoa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Distâncias  Qual a maior distância que você já percorreu? Não estou falando só caminhando... Usando qualquer meio de transporte... Todas a...