sexta-feira, 27 de setembro de 2024

 


Distâncias 

Qual a maior distância que você já percorreu? Não estou falando só caminhando... Usando qualquer meio de transporte...

Todas as vezes que nós propomos a fazer uma viagem, seja de férias ou a trabalho, precisamos percorrer a distância necessária para chegarmos nosso destino. E, além disso existe a distância a percorrer para a volta. Já reparou que a distância da ida sempre parece maior do que a volta?

Mas porque isso acontece?

Na maioria das vezes isso acontece por estarmos com grandes expectativas sobre o que pode acontecer no lugar para onde estamos nos dirigindo. Normalmente quando estamos no caminho de ida a expectativa é de que vamos chegar a um lugar onde a rotina do dia a dia vai ser diferente. Novas paisagens, novos passeios ou até mesmo em uma viagem de trabalho onde acontecerão reuniões e palestras, a rotina será diferente do que é vivenciado todos os dias...

Essa expectativa faz com que o caminho de ida pareça ser mais longo que o de volta. Mas isso não é verdade. O caminho de volta parece ser menor por que a volta é para um lugar de segurança. Um lugar onde sabemos as rotinas, os problemas e caminhamos com mais tranquilidade para buscar as soluções. Já temos "mapeados" na mente as "rotas de fuga" para que nada saia do controle.

Mas como entender isso na jornada da vida? Afinal estamos, a cada dia em uma viagem para o desconhecido que pode, e na maioria das vezes faz, mudanças drásticas de rota. Voltar??? Para onde??? Como??? Manter a Zona de Conforto? Como? 

Essas são perguntas que fazemos todos os dias. E sendo bem sincero, as respostas não trazem a segurança que queremos. Parece que estamos em um "vôo cego" onde nada é o que parece... E é quase isso...

Quantas vezes traçamos planos, criamos roteiros e quando menos esperamos tudo muda. Uma doença, um momento sem o emprego, um parente que se vai... Tudo parece ter "virado do avesso" e nada mais faz sentido.

Quando entendermos o que o livro de Sabedoria trás escrito através do Rei Salomão, que diz que nós podemos fazer planos, que podemos criar tudo, esperar coisas novas, mudanças, segurança na vida, através desses planos que traçamos, a sabedoria vai nos dizer que existe uma resposta certa, e não é dada por nós e sim por Deus que tem todo o controle e tudo em suas mãos.

Quando entendermos isso, começamos a fazer a "viagem de volta", mas não uma volta ao nosso controle, nem a nossa forma de agir. É a volta à essência. A volta ao projeto inicial, a volta ao que realmente fomos criados para ser. Mesmo que a "viagem da vida" continue, ela não é mais um vôo cego. Isso porque sabemos que nada está fora do controle, mesmo que esse controle não esteja em nossas mãos. 

E talvez essa viagem de volta seja a maior distância que cada um precisa percorrer. Geograficamente seria a distância da mente para o coração, do racional para a certeza que as emoções estão no lugar certo, a distância entre os dois "eus", o "eu sou, eu posso, eu vivo" par ao "eu dependo, eu só faço se Deus quiser, eu posso mas não faço por não honrar meu criador". Geograficamente é uma distância pequena, mas na realidade pode ser a maior viagem da vida... Mudar de comandante para comandado, mas com certeza será uma viagem que vai acertar os rumos da vida para um novo tempo com esperanças e expectativas reais.

A pergunta que fica é como queremos percorrer as distâncias da vida?

Em "vôo cego" onde não temos um Piloto habilitado para conduzir ou num vôo que, pode até enfrentar turbulências mas que temos um Piloto Plenamente Habilitado, com vasta experiência e que nós vai levar para um lugar seguro?

Temos duas opções para percorrer as distâncias...

A escolha é individual! 

Vivendo Vida na Vida, 

Emerson Páscoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Distâncias  Qual a maior distância que você já percorreu? Não estou falando só caminhando... Usando qualquer meio de transporte... Todas a...